MEMÓRIA
III Workshop de Aquisição da Linguagem
(UNEB, Campus II, Departamento de Educação)
Resumos











A IMPORTÂNCIA DA ESTIMULAÇÃO DE FALA CONTEXTUALIZADA
Gabriela Alves Rodrigues dos Santos (UESB)
Laís Rodrigues Silva Bockorni
Defendemos, nesse trabalho, a importância da contextualização das atividades de estimulação de fala em desenvolvimento ou recuperação.  Propomos uma atividade de estimulação de fala aliada aos sete saberes e Complexidade de Morin (2000) para estimulação e consciência fonológica e silábica.Nesta proposta, os sujeitos realizarão uma atividade denominada Papo de Ogro I: sílabas, proposta por Adams (2006). Uma história seria contada pelo adulto e, nela, o Ogro oferece presentes às crianças que devem indicar um presente para outra, sintetizando as palavras através da escuta das sílabas, sintetizando sua percepção auditiva e oral, importantes na comunicação e socialização.Sendo assim, nossa proposta é contextualizada com os sete saberes de Morin, especialmente, em Os princípios do conhecimento pertinente, pois relacionamos o contexto e o conjunto das informações silábicas, inserindo conhecimentos parciais e locais e questões globais. Reforçamos, assim, a relevância de uma estimulação contextualizada, considerando o caráter multidimensional dos seres.


A UTILIZAÇÃO DE PROCESSOS ALTERNATIVOS DE SIGNIFICAÇÃO EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN
Maristela Amaral Ribeiro (UESB)
Carla Salati Almeida Ghirello-Pires
Esta pesquisa objetiva verificar quais processos alternativos de significação crianças com síndrome de Down (SD) utilizam para se comunicar e de que forma o uso destes, pode ser minimizado. Para tanto, nos basearemos nos seguintes questionamentos: 1º)quais processos alternativos de significação que crianças com SD utilizam quando se deparam com dificuldades na sua comunicação? 2º)de que forma pode-se atenuar o uso desses recursos e estimulá-las a fazerem uso da linguagem verbal? Alguns processos alternativos de significação esperados são: uso de gestos e fala telegráfica. Como forma de intervenção lingüística para atenuar e/ou estimular a linguagem verbal, tomaremos como aporte teórico a neurolinguística discursiva (COUDRY, 1996) e a teoria histórico-cultural de Vygotsky (1997) na elaboração de atividades específicas, como contação e recontação de histórias que podem ajudá-las a se expressarem com facilidade nas mais diversas situações comunicativas.


AQUISIÇÃO BILÍNGUE EM EDUCANDOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL- DI
Samantha Souza Pureza (UFBA)
Larissa Silva Rebouças
O trabalho surgiu devido a queixa de educandos com DI em relação a atenção e adaptação de atividades realizadas para 03 educandos surdos (uma oralizada, uma com domínio da LIBRAS e outro em processo) interpretada por eles como "ajuda" aos educandos surdos, como por exemplo, no lugar do ditado oral fazer a datilologia e requerer dos mesmos o reconhecimento da palavra formada com o respectivo sinal e imagens referentes (quando necessário). O objetivo, portanto, foi oportunizar o desenvolvimento das habilidades comunicativas em educandos com DI do ensino especializado do Eixo III matutino do Colégio Estadual Vitor Soares por meio da LIBRAS. A metodologia utilizada foi acordar com a turma, inicialmente, o aprendizado da datilologia e os números. Foi perceptível, como resultado alcançado, não só a melhora na socialização/comunicação entre os educandos como também sendo um recurso a mais para aprendizagem e reconhecimento de letras e números dos educandos com DI.


AQUISIÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA ESCRITA COMO SEGUNDA LÍNGUA A PARTIR DE TEXTOS SOBRE A SURDEZ
Aline da Cruz Porto Silva (IFBAIANO)
O presente trabalho de pesquisa foi realizado no IFBAIANO, Campus Catu-Ba. Sabe-se que a legislação brasileira preconiza que os Surdos sejam bilíngues, que dominem a Libras - Língua Brasileira de Sinais e a Língua Portuguesa escrita, visto que está é a língua oficial do país. Nessa pesquisa temos por objetivo utilizar diversos gêneros textuais com a temática sobre a surdez, como estratégia metodológica de ensino e aprendizagem significativa da língua portuguesa escrita. Para alcançar o objetivo a metodologia da pesquisa utilizada foi à pesquisa-ação. Pela mediação de diversos gêneros textuais que versavam sobre a surdez na perspectiva da cultura e identidade surda, literatura surda e a história cultural dos Surdos. Portanto dessa forma os Surdos tiveram contato com a escrita pela interpretação textual bem como,  regras gramaticais a partir de textos que abordavam a surdez.


O MODELO DE SONORIDADE SILÁBICA APLICADO AO DESENVOLVIMENTO FONOTÁTICO INFANTIL
Jéssica Caroline Souza Aguiar (UESB)
Maria de Fátima de Almeida Baia
O objetivo do presente trabalho é apresentar o Modelo de Sonoridade Silábica (MSS), desenvolvido por Basbøll (2005), e mostrar como esse modelo pode ser utilizado para analisar a sonoridade no desenvolvimento fonotático inicial de crianças desenvolvendo o Português Brasileiro. Este trabalho justifica-se pela importância de divulgar para comunidade científica o MSS como uma alternativa para a análise de sonoridade, pois, por ser um modelo fundado com base na fonética e na lógica, ele é capaz de explicar fenômenos que não são tão comuns nas línguas do mundo com mais propriedade do que os modelos formais. Para isso, apresentamos uma análise piloto de dados longitudinais de duas crianças gêmeas, Bg & Mg, adquirindo a variedade linguística de Vitória da Conquista – BA, partindo da análise via classes naturais tal como tem sido proposta e utilizada pela literatura (MAcNEILAGE, 1999; TEIXEIRA, 2001; BAIA, 2016) até a nossa proposta baseada no MSS.


OS ESTUDOS SURDOS NAS ESTRATÉGIAS DE AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM
Larissa Silva Rebouças (UFS)
Dilcinéa dos Santos Reis
Os Estudos Surdos têm surgido nos movimentos Surdos organizados no meio da intelectualidade influenciada pela perspectiva teórica nos estudos das Línguas de Sinais. As pesquisas sobre os efeitos de modalidade da língua na aquisição da linguagem e as investigações referentes ao período crítico vivido por Surdos no que diz respeito a essa aquisição se dá com ênfase em crianças Surdas.   Neste sentido, o presente trabalho pretende apresentar os estudos Surdos na aquisição da linguagem como estratégia de ensino para os Surdos  no processo  da  educação. Para tanto, utilizaremos uma metodologia do tipo qualitativa em cunho bibliográficos, bem como nos fundamentaremos com teóricos voltados a aquisição de linguagem e da línguas de sinais como Ronice (2004) e dos estudos culturais como Hall(2007). Ao final desse trabalho, pretendemos entender que as características da aquisição da linguagem por partes dos surdos, referem – se às práticas teóricas e práticas.







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Nomes completo das instituições:
IFBAIANO  Instituto Federal Baiano
UESB  Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
UFBA  Universidade Federal da Bahia
UFS  Universidade Federal de Sergipe