MEMÓRIA
IV Workshop de Aquisição da Linguagem
(UFRB, Centro de Formação de Professores)
Submissões
(UFRB, Centro de Formação de Professores)
Submissões
DIFICULDADES E AVANÇOS
NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Gleiciane de Souza
Feitosa (UFRB)
O
presente trabalho expõe uma discussão sobre as dificuldades e avanços no
processo de aquisição da escrita de alunos da educação de jovens e adultos,
através de análises de produções textuais escritas por estudantes do 7º e 8º
ano, de uma escola estadual de Amargosa-BA. Objetiva-se, com esse trabalho,
investigar as dificuldades e avanços ocorrentes no processo de aprendizagem da
escrita de estudantes da EJA durante etapas de alfabetização e letramento. Como
fundamentações teóricas, utilizaram-se os trabalhos de Ferreiro (2001; 1986),
Buzen (2010), Kleiman (2008), entre outros, que serviram de base para a análise
do processo de escrita dos sujeitos em questão. A análise dos dados levou em
consideração alguns aspectos relacionados às práticas de alfabetização e
letramento. Expõe-se, através das análises realizadas, que há sujeitos com
perfis diferentes, embora todos tenham dificuldades com a escrita, as quais,
estão relacionadas às distintas práticas de letramento nas quais eles estão
inseridos.
O USO DE VOCÁBULOS
GRAMATICAIS NA ESCRITA DA LÍNGUA PORTUGUESA POR SURDOS DE AMARGOSA-BA
Viviana de Souza
Brandão (UFRB)
Este
trabalho apresenta uma análise acerca do uso de vocábulos gramaticais na
escrita da Língua Portuguesa por surdos residentes no município de Amargosa-BA.
Foram analisadas quinze produções textuais de três sujeitos, sendo que dois
cursam a Educação Básica e o outro, o Ensino Superior. A pesquisa tem como
arcabouço teórico autores, como: Quadros e Karnopp (2004), Kleiman (2008), Fernandes
(2006) e Bronckart (1999), sendo de abordagem qualitativa e com a inserção da
pesquisadora em campo para a coleta das produções e aplicação de questionário
socioeconômico. Os resultados revelaram que os surdos tendem a omitir ou a usar
inadequadamente os vocábulos gramaticais em sua escrita. Contudo, essas
limitações dependem de alguns fatores e, regularmente, não interferem na
compreensão do texto, que passa a ser visto como uma atividade interativa,
alicerçada também no contexto sociocomunicativo
NORMATIZAÇÃO DOS
INVENTÁRIOS MACARTHUR DE DESENVOLVIMENTO COMUNICATIVO (CD'IS) PARA O PORTUGUÊS
BRASILEIRO- ETAPA 2015-2017
Elizabeth Reis
Teixeira (UFBA)
Amanda Santiago Souza
Melo
Os
inventários Marcarthur do Desenvolvimento Comunicativo foram desenvolvidos,
após 15 anos de estudos, por pesquisadores interessados em desenvolver um
instrumento que fornecesse informações sobre o desenvolvimento linguístico de
crianças em período aquisicional. Várias adaptações foram feitas para outras
línguas, inclusive para o Português Brasileiro. A metodologia utilizada é o
relato parental. Os objetivos desse estudo são relatar os resultados do
trabalho de normatização dos Inventários MacArthur de Desenvolvimento
Comunicativo (CDI’S) no Português, já adaptados e validados para o Português
Brasileiro. Estes resultados levam ao estabelecimento de medidas evolutivas
sobre o desenvolvimento de crianças falantes do Português Brasileiro de 08 a 36
meses de idade e traçam um perfil maturacional para subsidiar práticas
psicopedagógicas e clínicas.
TECNOLOGIAS ASSISTIVAS:
RECURSOS E SERVIÇOS FACILITADORES PARA O APRENDIZADO DA LIBRAS E DA LÍNGUA PORTUGUESA PELOS ALUNOS
SURDOS
Dolayne Patrícia dos
Santos (UFRB)
A
presente pesquisa intitulada: Tecnologias Assistivas: Recursos e Serviços
Facilitadores para o Aprendizado da
Libras e da Língua Portuguesa pelos Alunos Surdos, objetiva: investigar
como essas tecnologias e outros recursos interativos são utilizados para
facilitar o aprendizado da Língua Portuguesa(L2), pelos mesmos, nas salas de
recursos multifuncionais? Identificar se elas são realmente utilizadas nesse
ensino? Como são usadas? E como contribuem com esse ensino numa escola
previamente selecionada. A realização dessa pesquisa é fomentada pelo interesse
de investigar que tipo de ensino está sendo ofertado aos alunos nessas salas;
pela luta por melhores práticas, qualificações, suportes, retornos frente ao
processo educacional desses sujeitos e pelo interesse pessoal despertado pelo
contato com disciplina e minicurso durante a graduação, voltados à área da
Educação Inclusiva. O método dessa pesquisa tem base qualitativa se voltando
para observações diretas das aulas e para análise de dados de questionários.
DIFICULDADES NO
PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA: PERCEPÇÕES OBTIDAS A PARTIR DA ANÁLISE DE UMA
TURMA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Letícia Santana de
Souza (UFRB)
O
presente trabalho tem o objetivo de demonstrar algumas dificuldades frequentes
no processo de aquisição da leitura de alunos do 6º ano do ensino fundamental
de uma escola da rede pública de Amargosa-BA, as quais foram verificadas
durante a prática de Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa. Para a
realização da pesquisa, utilizaram-se como referencial teórico os estudos de
Antunes (2003), Cagliari (2008), Tfouni (1995) e outros. A análise dos dados
embasou-se na pesquisa bibliográfica, além de algumas percepções obtidas
durante o estágio. A partir das análises, percebeu-se que as principais
dificuldades apresentadas pelos alunos são decorrentes das práticas
desenvolvidas nas séries iniciais e estão relacionadas à decodificação e
compreensão das inferências. Acreditamos que, para o indivíduo ampliar as
competências de leitura, é preciso ter acesso aos letramentos múltiplos. Além
disso, é preciso considerar que a aprendizagem da leitura não deve ser
desvinculada da escrita.
ESTRATÉGIAS EMPREENDIDAS POR UMA DISCENTE SURDA NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA ESCRITA
Gilmara Nascimento
Ferreira (UFRB)
Ayane Nazarela Santos de
Almeida
No
processo de aprendizagem da escrita da língua portuguesa pelo surdo brasileiro,
é recorrente a presença das marcas gramaticais de sua língua, a LIBRAS.
Portanto, foi realizado um estudo de caso, no período de 2013 a 2017, que
objetivou analisar as estratégias de aprendizagem aplicadas por uma aprendiz
surda inclusa no Ensino Regular. Os dados foram provenientes das anotações de
estudos e agrupados cronologicamente, evidenciam a evolução no processo de
escrita, a influência de cada uma das gramáticas
bem como as estratégias que guiaram as produções feitas pela informante. Os
resultados demonstraram que em todo o processo de aprendizagem da escrita da
língua portuguesa a estudante surda recorreu a sua L1 no intuito de atribuir sentido
à escrita na língua alvo.
ANÁLISE PRELIMINAR DA APLICAÇÃO DOS
INVENTÁRIOS MACARTHUR DE DESENVOLVIMENTO COMUNICATIVO EM QUATRO CRIANÇAS
SOTEROPOLITANAS, PORTADORAS DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA), EM GRAU
LEVE.
Amanda Santiago Souza Melo (UFBA)
Elizabeth Reis Teixeira
O autismo
é uma condição neurológica que se caracteriza por apresentar alterações na
comunicação, no comportamento e na socialização. Esse estudo objetiva descrever como a
linguagem é adquirida por crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA),
no grau leve, bem como pontuar as características da fala dessas crianças a
partir dos Inventários Macarthur de Desenvolvimento Comunicativo. A metodologia
utilizada é o relato parental associada à observação da própria criança. O
relato parental é feito a partir de categorias pré- estabelecidas, através da
aplicação dos Inventários. Também, foi feita a observação das crianças, em
contextos mais próximos da rotina natural, constituindo uma metodologia
interativista, visto que, a linguagem é essencialmente interacional e uma das
características mais marcantes do autismo é a dificuldade na interação. As crianças foram observadas, quanto a sua
interação com as mães e com seus terapeutas, em uma clínica de Salvador e em
seus lares.
A INFLUÊNCIA DA AQUISIÇÃO DE LEITURA E
ESCRITA EM ALUNOS 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Andreza Ribeiro Santana (UFRB)
O
presente trabalho tem por objetivo apresentar às explicações do processo de
aquisição de leitura e escrita em uma turma do 7° ano do Fundamental II no
município de Milagres-Bahia, para observa as contribuições do processo de
aquisição da linguagem dos alunos. Para tanto, a pesquisa fundamenta-se nas
considerações de Antunes (2003, 2009), Marcuschi (2008), Menyuk (1975),
Brakling (2004) e Freire (2008). De modo mais específico, pretende-se
apresentar as implicações no processo de leitura em sala de aula, a
contribuição da influencia da aquisição da linguagem para o processo de leitura
e escrita. Portanto, podemos concluir
que através das observações na turma do 7° e das pesquisas bibliográficas foi
possível perceber que o processo de aquisição da leitura é de fundamental importância
para formação do aluno leitor, porém verificou-se muita falta de interesse nas
leituras e escrita em sala de aula.
VANTAGENS E LIMITAÇÕES DOS LIVROS E
MATERIAIS DIDÁTICOS ONLINE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LINGUA
PORTUGUESA.
Maurina dos Santos Nunes (UFRB)
Reconhecendo
a evolução crescente da tecnologia, Discute-se, neste trabalho, vantagens e
limitações dos livros e materiais didáticos online no processo de ensino e
aprendizagem de língua. Através de uma pesquisa feita surgiram algumas dúvidas
e os seguintes questionamentos: Os livros didáticos online de língua portuguesa
estão sendo utilizados no contexto escolar? Se há a utilização desse material
didático no contexto escolar, de que forma está sendo usado, com qual
frequência, e como os professores e alunos veem este avanço tecnológico, que
está cada vez mais próximo de suas realidades. Foi realizada revisão de
literatura com enfoques nas discussões de, Castells (1999), Levy (2003),
Santaella (2003), seguida de uma pesquisa Bibliográfica, documental de caráter
qualitativo, com enfoque em um Livro online do 1° ano dos anos iniciais de
língua portuguesa intitulado (Projeto Presente), disponível no site da editora
moderna.