MEMÓRIA
IV Workshop de Aquisição da Linguagem
(UFRB, Centro de Formação de Professores)
Submissões








DIFICULDADES E AVANÇOS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA DE ALUNOS DA  EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Gleiciane de Souza Feitosa (UFRB)
O presente trabalho expõe uma discussão sobre as dificuldades e avanços no processo de aquisição da escrita de alunos da educação de jovens e adultos, através de análises de produções textuais escritas por estudantes do 7º e 8º ano, de uma escola estadual de Amargosa-BA. Objetiva-se, com esse trabalho, investigar as dificuldades e avanços ocorrentes no processo de aprendizagem da escrita de estudantes da EJA durante etapas de alfabetização e letramento. Como fundamentações teóricas, utilizaram-se os trabalhos de Ferreiro (2001; 1986), Buzen (2010), Kleiman (2008), entre outros, que serviram de base para a análise do processo de escrita dos sujeitos em questão. A análise dos dados levou em consideração alguns aspectos relacionados às práticas de alfabetização e letramento. Expõe-se, através das análises realizadas, que há sujeitos com perfis diferentes, embora todos tenham dificuldades com a escrita, as quais, estão relacionadas às distintas práticas de letramento nas quais eles estão inseridos.

O USO DE VOCÁBULOS GRAMATICAIS NA ESCRITA DA LÍNGUA PORTUGUESA POR SURDOS DE AMARGOSA-BA
Viviana de Souza Brandão (UFRB)
Este trabalho apresenta uma análise acerca do uso de vocábulos gramaticais na escrita da Língua Portuguesa por surdos residentes no município de Amargosa-BA. Foram analisadas quinze produções textuais de três sujeitos, sendo que dois cursam a Educação Básica e o outro, o Ensino Superior. A pesquisa tem como arcabouço teórico autores, como: Quadros e Karnopp (2004), Kleiman (2008), Fernandes (2006) e Bronckart (1999), sendo de abordagem qualitativa e com a inserção da pesquisadora em campo para a coleta das produções e aplicação de questionário socioeconômico. Os resultados revelaram que os surdos tendem a omitir ou a usar inadequadamente os vocábulos gramaticais em sua escrita. Contudo, essas limitações dependem de alguns fatores e, regularmente, não interferem na compreensão do texto, que passa a ser visto como uma atividade interativa, alicerçada também no contexto sociocomunicativo

NORMATIZAÇÃO DOS INVENTÁRIOS MACARTHUR DE DESENVOLVIMENTO COMUNICATIVO (CD'IS) PARA O PORTUGUÊS BRASILEIRO- ETAPA 2015-2017
Elizabeth Reis Teixeira (UFBA)
Amanda Santiago Souza Melo
Os inventários Marcarthur do Desenvolvimento Comunicativo foram desenvolvidos, após 15 anos de estudos, por pesquisadores interessados em desenvolver um instrumento que fornecesse informações sobre o desenvolvimento linguístico de crianças em período aquisicional. Várias adaptações foram feitas para outras línguas, inclusive para o Português Brasileiro. A metodologia utilizada é o relato parental. Os objetivos desse estudo são relatar os resultados do trabalho de normatização dos Inventários MacArthur de Desenvolvimento Comunicativo (CDI’S) no Português, já adaptados e validados para o Português Brasileiro. Estes resultados levam ao estabelecimento de medidas evolutivas sobre o desenvolvimento de crianças falantes do Português Brasileiro de 08 a 36 meses de idade e traçam um perfil maturacional para subsidiar práticas psicopedagógicas e clínicas.

TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: RECURSOS E SERVIÇOS FACILITADORES PARA O APRENDIZADO DA  LIBRAS E DA LÍNGUA PORTUGUESA PELOS ALUNOS SURDOS
Dolayne Patrícia dos Santos (UFRB)
A presente pesquisa intitulada: Tecnologias Assistivas: Recursos e Serviços Facilitadores para o Aprendizado da  Libras e da Língua Portuguesa pelos Alunos Surdos, objetiva: investigar como essas tecnologias e outros recursos interativos são utilizados para facilitar o aprendizado da Língua Portuguesa(L2), pelos mesmos, nas salas de recursos multifuncionais? Identificar se elas são realmente utilizadas nesse ensino? Como são usadas? E como contribuem com esse ensino numa escola previamente selecionada. A realização dessa pesquisa é fomentada pelo interesse de investigar que tipo de ensino está sendo ofertado aos alunos nessas salas; pela luta por melhores práticas, qualificações, suportes, retornos frente ao processo educacional desses sujeitos e pelo interesse pessoal despertado pelo contato com disciplina e minicurso durante a graduação, voltados à área da Educação Inclusiva. O método dessa pesquisa tem base qualitativa se voltando para observações diretas das aulas e para análise de dados de questionários.

DIFICULDADES NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA: PERCEPÇÕES OBTIDAS A PARTIR DA ANÁLISE DE UMA TURMA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Letícia Santana de Souza (UFRB)
O presente trabalho tem o objetivo de demonstrar algumas dificuldades frequentes no processo de aquisição da leitura de alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública de Amargosa-BA, as quais foram verificadas durante a prática de Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa. Para a realização da pesquisa, utilizaram-se como referencial teórico os estudos de Antunes (2003), Cagliari (2008), Tfouni (1995) e outros. A análise dos dados embasou-se na pesquisa bibliográfica, além de algumas percepções obtidas durante o estágio. A partir das análises, percebeu-se que as principais dificuldades apresentadas pelos alunos são decorrentes das práticas desenvolvidas nas séries iniciais e estão relacionadas à decodificação e compreensão das inferências. Acreditamos que, para o indivíduo ampliar as competências de leitura, é preciso ter acesso aos letramentos múltiplos. Além disso, é preciso considerar que a aprendizagem da leitura não deve ser desvinculada da escrita.

ESTRATÉGIAS EMPREENDIDAS POR UMA DISCENTE SURDA NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA ESCRITA
Gilmara Nascimento Ferreira (UFRB)
Ayane Nazarela Santos de Almeida
No processo de aprendizagem da escrita da língua portuguesa pelo surdo brasileiro, é recorrente a presença das marcas gramaticais de sua língua, a LIBRAS. Portanto, foi realizado um estudo de caso, no período de 2013 a 2017, que objetivou analisar as estratégias de aprendizagem aplicadas por uma aprendiz surda inclusa no Ensino Regular. Os dados foram provenientes das anotações de estudos e agrupados cronologicamente, evidenciam a evolução no processo de escrita, a influência de cada uma  das gramáticas bem como as estratégias que guiaram as produções feitas pela informante. Os resultados demonstraram que em todo o processo de aprendizagem da escrita da língua portuguesa a estudante surda recorreu a sua L1 no intuito de atribuir sentido à escrita na língua alvo.

ANÁLISE PRELIMINAR DA APLICAÇÃO DOS INVENTÁRIOS MACARTHUR DE DESENVOLVIMENTO COMUNICATIVO EM QUATRO CRIANÇAS SOTEROPOLITANAS, PORTADORAS DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA), EM GRAU LEVE.
Amanda Santiago Souza Melo (UFBA)
Elizabeth Reis Teixeira
O autismo é uma condição neurológica que se caracteriza por apresentar alterações na comunicação, no comportamento e na socialização.  Esse estudo objetiva descrever como a linguagem é adquirida por crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), no grau leve, bem como pontuar as características da fala dessas crianças a partir dos Inventários Macarthur de Desenvolvimento Comunicativo. A metodologia utilizada é o relato parental associada à observação da própria criança. O relato parental é feito a partir de categorias pré- estabelecidas, através da aplicação dos Inventários. Também, foi feita a observação das crianças, em contextos mais próximos da rotina natural, constituindo uma metodologia interativista, visto que, a linguagem é essencialmente interacional e uma das características mais marcantes do autismo é a dificuldade na interação.  As crianças foram observadas, quanto a sua interação com as mães e com seus terapeutas, em uma clínica de Salvador e em seus lares.

A INFLUÊNCIA DA AQUISIÇÃO DE LEITURA E ESCRITA EM ALUNOS 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Andreza Ribeiro Santana (UFRB)
O presente trabalho tem por objetivo apresentar às explicações do processo de aquisição de leitura e escrita em uma turma do 7° ano do Fundamental II no município de Milagres-Bahia, para observa as contribuições do processo de aquisição da linguagem dos alunos. Para tanto, a pesquisa fundamenta-se nas considerações de Antunes (2003, 2009), Marcuschi (2008), Menyuk (1975), Brakling (2004) e Freire (2008). De modo mais específico, pretende-se apresentar as implicações no processo de leitura em sala de aula, a contribuição da influencia da aquisição da linguagem para o processo de leitura e escrita.  Portanto, podemos concluir que através das observações na turma do 7° e das pesquisas bibliográficas foi possível perceber que o processo de aquisição da leitura é de fundamental importância para formação do aluno leitor, porém verificou-se muita falta de interesse nas leituras e escrita em sala de aula.

VANTAGENS E LIMITAÇÕES DOS LIVROS E MATERIAIS DIDÁTICOS ONLINE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LINGUA PORTUGUESA.
Maurina dos Santos Nunes (UFRB)
Reconhecendo a evolução crescente da tecnologia, Discute-se, neste trabalho, vantagens e limitações dos livros e materiais didáticos online no processo de ensino e aprendizagem de língua. Através de uma pesquisa feita surgiram algumas dúvidas e os seguintes questionamentos: Os livros didáticos online de língua portuguesa estão sendo utilizados no contexto escolar? Se há a utilização desse material didático no contexto escolar, de que forma está sendo usado, com qual frequência, e como os professores e alunos veem este avanço tecnológico, que está cada vez mais próximo de suas realidades. Foi realizada revisão de literatura com enfoques nas discussões de, Castells (1999), Levy (2003), Santaella (2003), seguida de uma pesquisa Bibliográfica, documental de caráter qualitativo, com enfoque em um Livro online do 1° ano dos anos iniciais de língua portuguesa intitulado (Projeto Presente), disponível no site da editora moderna.